AMAZONIA amazonia.org     Desenvolvimento Sustentável  , Saúde  , Instrução  , Biodiversidade  , Ecoturismo  , Conservação  , Agricultura  , Pesquisa  , na Reserva Xixuaú-Xiparinã , na região do Rio Jauaperí e na Amazônia em geral
Português  -  Italiano  -  English
Screen


A Floresta Amazônica

Populações Indígenas e Comunidades Locais  
Biodiversidade, Animais e Plantas  
Desmatamento  
Desenvolvimento Sustentável  
O Livro da Floresta
Escrito pelos Alunos da Escola Xixuaú-Xiparinã
Imagens da Floresta

Desenvolvimento Sustentável no Rio Jauaperí

Newsletter  

Reserva Xixuaú.Xiparinã  
O povo do Rio Jiauaperi   
Progetto Jauaperí   
Mapeamento da Biodiversidade  

Reserva Estrativista
Baixo Rio Branco - Rio Jauaperi
  
Electricidade Solar  
Conexão Internet  
Saúde  
Instrução  
Transporte  
Conservação  
Ecoturismo  
Artesanato  
Cooperativa  
Pesquisa  
Agricultura  
Sitios Web da Associação Amazônia
Website em italiano mantido pela Associazione Amazonia ONLUS (Italia). Apresenta informação atualizada e completa sobre a Associação Amazônia, a Reserva Xixuaú-Xiparinã, projetos e ecoturismo - Entre

Website em dinamarquês mantido pela seção dinamarquesa da Associação Amazônia. Informação sobre Amazônia, viagens para o Xixuaú, Saúde e Educação na Reserva, animais, como ajudar, contatos; - Entre




Para salvar a floresta amazonica
é imperativo estabelecer a supremacia da
Convenção sobre a Diversidade Biológica
da Nações Unidas
sobre o acordo
TRIPS (Trade Related Intellectual Property Rights )
da
OMC (Organização Mundial do Comércio)





 

 

 

Venha para a Amazônia!
Venha no mágico Xixuau!

 Experimente a vida em uma comunidade tradicional no coração da Amazônia. Sinta-se a reverberação da velha forma de vida. Desfrute de um turismo ambientalmente sustentável e responsável, de aventura,  humanitário,  que irá iluminá-lo e mudar sua vida.

  •  Caminnhadas na mata, passeios de canoa, acampamentos durante a noite.
  •   Bird Watching, Exploração.
  •  Malocas tradicionais.

Eco-turismo na floresta amazônica é uma das maneiras pelas quais a floresta e sua biodiversidade pode ser usado de forma sustentável para a redução da pobreza e, em seguida com reforço mútuo, encorajar as pessoas para proteger a floresta e sua biodiversidade, do desmatamento .

Veja as ofertas de Ecoturismo da  Coop Xixuau

 

A Coop Xixuau, uma cooperativa agrícola extrativista  foi criada no dia  15 fevereiro de 2010. A Coop Xixuau é composta de pessoas de Rio Jauaperi e foi criada com a finalidade de melhorar a vida das pessoas que vivem no Rio Jauperi através das atividades ecologicamente sustentáveis de ecoturismo, extração da floresta,  artesanato.

Os cooperantes Elizama, Francilane e Nadia, webmasters da Coop Xixuau,  estão trabalhando para construir o website ad CoopXixuau.   Veja www.CoopXixuau.amazonia.org

A CoopXixuau foi criada com a ajuda da Associação Amazônia um de cujos objetivos são a delegação de autoridade (empowerment)  e a capacitação das comunidades tradicionais da floresta amazônica. 


O povo do Rio Jauaperi esta lutando contra a pesca predatoria
Entanto que a pesca predatória consome o Rio Jauaperi, a criação da Reserva Extrativista do Baixo Rio Branco-Rio Jauaperi, a última esperança para salvar a biodiversidade e a cultura riberinha da região, está atrapada na Casa Civil a Brasilia pela oposição do Governo de Roraima.
Pesca predatória consome Rio Jauaperi na bacia amazônica
ESTADO DE SAO PUAULO 14 de março de 2010



 

Uma grande vitória para Amazonia

O Presidente Lula no dia 28 de 2009 de janeiro decretou que a área da Reserva Extrativista Baixo Rio Branco-Rio Jauaperi, em processo de instituição, é excluído da transferência da terras da União para o estado de Roraima.

Uma grande vitória do povo do Jauaperi, da Associacao Amazonia, da Associação de Artesãos do Rio Jauaperi, da Associação Agro-extrativistas do Baixo Rio Branco e Rio Jauaperi (ECOEX) e da sociedade civil mundial.
A madrugada chegou para a Resex Baixo Rio Branco-Rio Jauaperi.


DECRETO No- 6.754, DE 28 DE JANEIRO DE 2009




As Comunidades Tradicionais do Rio Jauaperi se reúnem com o presidente Lula em Brasilia.

Representantes das comunidades tradicionais do Rio Jauperi foram para Brasília para afirmar o desejo deles para a criação da Reserva Extrativista do Baixo Rio Branco - Rio Jauperi.

As Comunidades do RioJauaperi se reúnem com Lula

Da esquerda, Elton Leite da Encarnacao (Agente Volontario do Meio Ambiente da Comunidade Xixuau) , o Presidente Lula, Aluisio Barroso do Nascimento (Vice-Presidente da ECOEX), Luiz Barroso do Nascimento (Secretario da ECOEX), Justino Filho de Souza (Vice-Presidente da Comunidade Xixuau).

"Pois os pescadores profissionais, os fazendeiros, os madeireiros, os caçadores e o governo do estado de Roraima com seus projetos de estradas e assentamentos vêm destruindo o patrimônio dos nossos filhos e netos nos reivindicamos a imediata criação da Reserva Extrativista Baixo Rio Branco Rio Jauaperi."
Assinam as comunidades de Santa Maria Velha, Tapanaruca, Remanso, Floresta, Itaquera, Samaúma, Xixuaú, Tanauaú, Palestina, Gaspar e Vila São Pedro.




Obrigado Senadora Marina Silva !

Marina Silva, Ministra do Ambiente desde 2004 resignaram no dia 13 maio e denunciaram a falta de apoio do governo e pressiona da agro-indústria responsável do desmatamento
As comunidades tradicionais do Rio Jauaperi e a Associacao Amazonia querem agradecer a senadora Marina Silva por o trabalho extraordinário feito estes anos para apoiar a criação de numerosas áreas protegidas, inclusive a Reserva Extrativisca do Baixo Rio Branco-Rio Jauperi.
Nós continuaremos estando perto da senadora na batalha dela em defesa da Amazonia e dos povos da floresta.

23 de dezembro de 2013 - webmaster@amazonia.org
Amazzonia Foresta Amazzonica Biodiversità