AMAZONIA amazonia.org     Desenvolvimento Sustentável  , Saúde  , Instrução  , Biodiversidade  , Ecoturismo  , Conservação  , Agricultura  , Pesquisa  , na Reserva Xixuaú-Xiparinã , na região do Rio Jauaperí e na Amazônia em geral
Português  -  Italiano  -  English
Screen


A Floresta Amazônica

Populações Indígenas e Comunidades Locais  
Biodiversidade, Animais e Plantas  
Desmatamento  
Desenvolvimento Sustentável  
O Livro da Floresta
Escrito pelos Alunos da Escola Xixuaú-Xiparinã
Imagens da Floresta

Desenvolvimento Sustentável no Rio Jauaperí

Newsletter  

Reserva Xixuaú.Xiparinã  
O povo do Rio Jiauaperi   
Progetto Jauaperí   
Mapeamento da Biodiversidade  

Reserva Estrativista
Baixo Rio Branco - Rio Jauaperi
  
Electricidade Solar  
Conexão Internet  
Saúde  
Instrução  
Transporte  
Conservação  
Ecoturismo  
Artesanato  
Cooperativa  
Pesquisa  
Agricultura  



Para salvar a floresta amazonica
é imperativo estabelecer a supremacia da
Convenção sobre a Diversidade Biológica
da Nações Unidas
sobre o acordo
TRIPS (Trade Related Intellectual Property Rights )
da
OMC (Organização Mundial do Comércio)





 

 

 

Venha para a Amazônia!
Venha no mágico Xixuau!

 Experimente a vida em uma comunidade tradicional no coração da Amazônia. Sinta-se a reverberação da velha forma de vida. Desfrute de um turismo ambientalmente sustentável e responsável, de aventura,  humanitário,  que irá iluminá-lo e mudar sua vida.

  •  Caminnhadas na mata, passeios de canoa, acampamentos durante a noite.
  •   Bird Watching, Exploração.
  •  Malocas tradicionais.

Eco-turismo na floresta amazônica é uma das maneiras pelas quais a floresta e sua biodiversidade pode ser usado de forma sustentável para a redução da pobreza e, em seguida com reforço mútuo, encorajar as pessoas para proteger a floresta e sua biodiversidade, do desmatamento .

Veja as ofertas de Ecoturismo da  Coop Xixuau

 

A Coop Xixuau, uma cooperativa agrícola extrativista  foi criada no dia  15 fevereiro de 2010. A Coop Xixuau é composta de pessoas de Rio Jauaperi e foi criada com a finalidade de melhorar a vida das pessoas que vivem no Rio Jauperi através das atividades ecologicamente sustentáveis de ecoturismo, extração da floresta,  artesanato.

Os cooperantes Elizama, Francilane e Nadia, webmasters da Coop Xixuau,  estão trabalhando para construir o website ad CoopXixuau.   Veja www.CoopXixuau.amazonia.org

A CoopXixuau foi criada com a ajuda da Associação Amazônia um de cujos objetivos são a delegação de autoridade (empowerment)  e a capacitação das comunidades tradicionais da floresta amazônica. 


O povo do Rio Jauaperi esta lutando contra a pesca predatoria
Entanto que a pesca predatória consome o Rio Jauaperi, a criação da Reserva Extrativista do Baixo Rio Branco-Rio Jauaperi, a última esperança para salvar a biodiversidade e a cultura riberinha da região, está atrapada na Casa Civil a Brasilia pela oposição do Governo de Roraima.
Pesca predatória consome Rio Jauaperi na bacia amazônica
ESTADO DE SAO PUAULO 14 de março de 2010



 

Uma grande vitória para Amazonia

O Presidente Lula no dia 28 de 2009 de janeiro decretou que a área da Reserva Extrativista Baixo Rio Branco-Rio Jauaperi, em processo de instituição, é excluído da transferência da terras da União para o estado de Roraima.

Uma grande vitória do povo do Jauaperi, da Associacao Amazonia, da Associação de Artesãos do Rio Jauaperi, da Associação Agro-extrativistas do Baixo Rio Branco e Rio Jauaperi (ECOEX) e da sociedade civil mundial.
A madrugada chegou para a Resex Baixo Rio Branco-Rio Jauaperi.


DECRETO No- 6.754, DE 28 DE JANEIRO DE 2009




As Comunidades Tradicionais do Rio Jauaperi se reúnem com o presidente Lula em Brasilia.

Representantes das comunidades tradicionais do Rio Jauperi foram para Brasília para afirmar o desejo deles para a criação da Reserva Extrativista do Baixo Rio Branco - Rio Jauperi.

As Comunidades do RioJauaperi se reúnem com Lula

Da esquerda, Elton Leite da Encarnacao (Agente Volontario do Meio Ambiente da Comunidade Xixuau) , o Presidente Lula, Aluisio Barroso do Nascimento (Vice-Presidente da ECOEX), Luiz Barroso do Nascimento (Secretario da ECOEX), Justino Filho de Souza (Vice-Presidente da Comunidade Xixuau).

"Pois os pescadores profissionais, os fazendeiros, os madeireiros, os caçadores e o governo do estado de Roraima com seus projetos de estradas e assentamentos vêm destruindo o patrimônio dos nossos filhos e netos nos reivindicamos a imediata criação da Reserva Extrativista Baixo Rio Branco Rio Jauaperi."
Assinam as comunidades de Santa Maria Velha, Tapanaruca, Remanso, Floresta, Itaquera, Samaúma, Xixuaú, Tanauaú, Palestina, Gaspar e Vila São Pedro.




Obrigado Senadora Marina Silva !

Marina Silva, Ministra do Ambiente desde 2004 resignaram no dia 13 maio e denunciaram a falta de apoio do governo e pressiona da agro-indústria responsável do desmatamento
As comunidades tradicionais do Rio Jauaperi e a Associacao Amazonia querem agradecer a senadora Marina Silva por o trabalho extraordinário feito estes anos para apoiar a criação de numerosas áreas protegidas, inclusive a Reserva Extrativisca do Baixo Rio Branco-Rio Jauperi.
Nós continuaremos estando perto da senadora na batalha dela em defesa da Amazonia e dos povos da floresta.

7 de dezembro de 2012 - webmaster@amazonia.org
Amazzonia Foresta Amazzonica Biodiversità