Amazonia<BR>Association
Amazonia
Association
Amazônia - Desenvolvimento Sustentável no Rio Jauaperí

Reserva Xixuaú.Xiparinã - Progetto Jauaperí - Saúde - Instrução - Electricidade Solar - Conexão Internet - Transporte - Conservação - Ecoturismo - Artesanato - Cooperativa - Pesquisa - Proieto Ariranha - Agricultura - Biodiversidade -

Reserva Extrativista do Baixo Rio Branco-Rio Jauaperí


amazonia.org
Homepage
Português - Italiano - English

7 de dezembro de 2012
Em 1992 a Associacao Amazonia foi fundada com os objetivos de preservar a diversidade biológica e cultural e promover o desenvolvimento sustentaavel em Amazonia.

A primeira ação empreendida foi o estabelecimento de uma área protegida nos rios Xixuau e Xiparina na região do baixo Rio Branco- Rio Jauaperì..
Isto foi feito comprando a posse da terra das habitantes locais e no mesmo tempo incorporando os mesmos na associação de forma que eles manteriam o posse eficaz da terra, enquanto a terra continuou sendo propriedade do governo federal.
Sobre os seguintes anos este sistema foi usado alcançar os 172.000 hectares atuais que compreendem a reserva e que foi demarcada em 1997.

Ao mesmo tempo os serviços essenciais da saúde, da instrução, do transporte e da comunicação foram fornecidos às comunidades tradicionais do Rio Jauaperi, como eles tinham pedido, e foram iniciadas atividades do ecotourism, artesanato e à provisão de serviços logisticos às equipes de pesquisa e aos produteres de film-documentarios da natureza

Em 1992 inicíam a colaboração com a universidade de Amazonas e o INPA e outros institutos para a execução do desenvolvimento sustentavel na área do baixo Rio Jauaperi.
Em 1992 inicíam também a colaboração com o IBAMA para a preservação de recursos naturais na região do baixo Rio Jauaperì

Em 2000 o projeto de "Mapeamento do Paisagem Amazonico e Estimaçao da biodiversidade usando a taxonomia indígena" foi começado. Este projeto, é fundado na equivalência, com consideração a biodiversidade, entre a ciência moderna e o conhecimento tradicional das comunidades, como estipulado pela Conventçao sobre a Biodiversidade. Aponta construir a capacidade de reservas extractivista a extrair da floresta um outro produto , potetialmente muito remunerativo: dados científicos.

Em 2001 IBAMA/CNPT e a Asociação Amazonia inicían uma parceria a fim proteger os recursos naturais na região de Jauaperì e criar a reserva estrativista Xixuaù.
A reserva Estratiivista é uma unidade do conservaçao que garanta aos povos tradicionais a gerência de recursos ambientais em bases sustainable, melhorando a qualidade de vida, gerando a renda, e reparando povos em sua própria comunidade.

Durante estes anos o Associacao Amazonia e a reserva Xixuau foi sujeitado aos accusaciones sim fundamento e calumnia por alguns políticos de Roraima.
. Os ataques culminaram em duas CPIs (comissões de inquérito parlamentárias) instaladas para descobrir se a terra da reserva tivesse sido adquirida ilegalmente e se AA estivesse levando parte em atividades ilegais. Ambas as Comissões Parlamentárias não acharam qualquer evidência de atividades ilegais

Em 2005 a área foi visitada por uma equipe composta pelo chefe de IBAMA-CNP de Roraima, peloo chefe do BOF NEA de Roraima, por um membro do CNS de Amazonas e por um membro do GTA de Roraima.
Esta visita, alertada pelo ministero do meio ambiente, era a primeira visita independente à reserva remota de Xixuau e vindicated finalmente o que a Associação Amazonia tinha sido dizendo e fazendo todos estes anos : o desenvolvimento sustentavel, baseado na alianca entre as comunidades tradicionais locais e a sociedade civil do mundo, e na sinergia entre a redução da pobreza e a conservaçao da biodiversidade é possível e está certamente florescendo no Rio Jauaperi. A equipe visitante encontrou-se também com a vontade forte das comunidades tradicionais do Jauaperi para associar-se e criar a Reserva Extrativista do Baixo Rio Branco-Rio Jauaperi.

   

Assina aqui a Petição pela Criação da Reserva Estrativista

Screen



O presente governo de Roraima pretende construir a estrada BR-451 que cortará pela reserva e fez um decreto para colonizar a área da reserva.

Estas ações pelo governo atual de Roraima são parte de seu planos de desmatamento extensivo e da expansão do agro-industria multinacional do soya e carne.

As comunidades e as associações do Rio Jauaperi responderam imediatamente perto
formalmente repudiando a colonização e a construção da estrada. As comunidades acreditam que somente a criação da Reserva Extrativista do baixo Rio Branco-Rio Jauaperi ' pelo governo federal poderá conservar este paradise natural, as comunidades e a cultura delas da destruição certa.

As comunidades reivindica a imediata criação da Reserva Extrativista Baixo Rio Branco Rio Jauaperi, pois os pescadores profissionais, os fazendeiros, os madeireiros, os caçadores e o governo do estado de Roraima com seus projetos de estradas e assentamentos vêm destruindo o patrimônio dos filhos e netos deles.

As comunidades do baixo Rio Branco-Rio Jauaperi estão pedindo agora que as pessoas da vontade boa ajudassem e assinassem uma petição a ser enviada a Marina Silva Ministro do Meio Ambiente do governo do Brasil e às outras autoridades.






Ajuda a salvar a Floresta Amazonica
Assina a petição para salvar a Reserva Xixuaú e criar a Reserva Extrativista do Baixo Rio Branco-Rio Jauaperí


Back to amazonia.org Home Page